sábado, 11 de junho de 2011

AEROPORTO AFONSO PENA REABRE APÓS 4 HRS FECHADO














Depois de ficar fechado durante quatro horas entre a madrugada e início da manhã deste sábado (11), o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) reabriu para pousos.
O aeroporto ficou fechado das 4h às 8h por conta do forte nevoeiro que atinge a região em muitos dos dias dessa época do ano, de transição do outono para o inverno. Até as 9h15 desta manhã, as condições meteorológicas adversas causaram o cancelamento de seis dos 24 voos previstos para saírem do Afonso Pena, sendo cinco da Gol e um da TAM. Outros dois voos da Gol e um da TAM tiveram atraso de mais de 30 minutos.
Na chegada, os problemas foram ainda maiores. Mais da metade dos voos previstos para pousarem no Afonso Pena sofreram atraso ou foram cancelados. Entre os cancelamentos, cinco são da Gol e um da TAM, que teve outros cinco voos com atraso superior a 30 minutos. A Trip tem três voos com atraso para chegada, a Gol dois e a Azul um.
Formação de nevoeiro
A ocorrência de nevoeiro é resultado de uma combinação de fatores como geografia e temperatura baixa, explica o comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Curitiba e especialista em meteorologia, Major Carlos Wilson Matschinke. De acordo com ele, a previsão deste tipo de fenômeno é difícil de ser realizada já que em questão de duas ou três horas o nevoeiro pode se formar. “Trata-se de uma condensação na superfície. Curitiba, por exemplo, tem uma posição geográfica que favorece a formação de nevoeiros”, afirma.
Os nevoeiros aparecem com mais frequência entre os meses de maio e setembro. Geralmente, surgem durante a madrugada e podem provocar restrições até por volta de 10h.
Cinzas do vulcão
A nuvem de cinza provocada pelo vulcão chileno que atingiu o Sul do Brasil saiu do teto aéreo paranaense no início da tarde da última sexta-feira (10), mas ainda permanece no Rio Grande do Sul na manhã deste sábado.
As cinzas cobrem a região que vai da cidade de Santa Maria até Porto Alegre, de acordo com informações do último boletim emitido pelo Volcanic Ash Advisory Centres da Argentina. A previsão é de que ela esteja totalmente sobre o mar depois das 23h deste sábado.
Fonte:Paranáonline

Nenhum comentário: