sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Abav critica horário de fechamento do Afonso Pena para obras da Copa














Ainda falta um mês para que as obras previstas para o Aeroporto Afonso Pena, na Grande Curitiba, iniciem, mas os horários previstos para fechamento das pistas já causam polêmica. Apesar de serem intervenções necessárias para que a capital receba jogos da Copa do Mundo de 2014, a Associação Brasileira das Agências de Viagem do Paraná (Abav-PR) contesta os horários em que elas serão realizadas. A entidade alega que o fechamento das pistas pode prejudicar os passageiros que embarcam e desembarcam em Curitiba, principalmente nos finais de semana.
O presidente da Abav-PR, Celso Tesser, avalia como absurdo o fechamento do aeroporto durante 22 horas ininterruptas aos sábados. “Mesmo que este não seja o dia da semana de maior movimento, é um período muito grande em que ficaremos sem alternativa alguma”, comenta. O cronograma previsto pela Infraero para a execução das obras prevê o fechamento de todas as pistas do aeroporto de segunda a quinta-feira das 23h30 às 6h e das 14h de sábado às 12h de domingo. Já a proposta apresentada pela Abav e pelo Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea) é que as obras sejam realizadas de domingo a sexta-feira das 0h às 6h e das 21h de sábado às 8h de domingo.
Com a mudança, a duração das obras passaria de nove para dez ou onze meses. “Sabemos que as obras vão demorar mais com a nossa proposta, mas não podemos deixar que os passageiros sejam prejudicados”, argumenta Tesser. Para ele, os usuários que mais sofreriam com o fechamento do aeroporto nos horários especificados pela Infraero seriam aqueles que viajam para o Nordeste ou para destinos internacionais, como Europa e Estados Unidos. “Tem muita gente que volta do Nordeste tarde da noite, mas não haveria mais esta opção. Para quem viaja para o exterior, seria ainda mais complicado porque haveria a necessidade de pernoite em São Paulo, pois os horários dos voos não facilitariam as conexões”, afirma.
Desta forma, as companhias aéreas também teriam prejuízos, pois teriam que arcar com os custos dos passageiros com bilhetes emitidos que tenham que remarcar sua passagens. Além disso, Tesser acredita que o próprio município de Curitiba poderia sofrer com o fechamento do aeroporto por um tempo tão prolongado. “Muita gente vai desistir de vir para cá na impossibilidade de viajar em determinados horários e, com isso, os hotéis e a própria cidade saem perdendo”, argumenta.
Segundo ele, nenhuma entidade representativa do estado do Paraná foi convocada para as discussões sobre o horário de fechamento do aeroporto durante o período de obras. As intervenções no Afonso Pena devem incluir a ampliação de estacionamentos, pátio de aeronaves, terminais de carga e descarga e número de balcões de atendimento. A Abav-PR espera que a Infraero responda às suas reivindicações ainda na próxima semana. A estimativa da entidade é de que 90 mil passageiros com bilhetes emitidos sejam prejudicados.
Fonte:Ana Carolina Bendlin - paranaonline.com.br
Foto:Runway15 

Nenhum comentário: