sexta-feira, 9 de setembro de 2011

BANHEIROS DO AFONSO PENA GANHAM NOTA 5


  

















Depois da pista, do estacionamento e das pontes de embarque, o banheiro dos aeroportos também entrou na lista das preocupações para a Copa do Mundo de 2014. Ontem, uma consultoria em gestão e uso da água divulgou um relatório sobre a qualidade dos sanitários em 15 terminais brasileiros localizados nas cidades-sedes do evento esportivo. O documento aponta problemas gerais e faz o diagnóstico de cada aeroporto. De acordo com o ranking elaborado, o banheiro do Afonso Pena, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, aparece na 11.ª colocação, com nota 5,58. O mais bem colocado é o de Congonhas, em São Paulo, com média 7,33. As notas foram atribuídas a partir de três quesitos: ambiental, que avalia a economia no uso da água; manutenção, que verifica se não há aparelhos com defeito; e limpeza, que checa os cuidados com a higiene.
No Afonso Pena, o relatório aponta demora na manutenção de aparelhos com problemas, limpeza abaixo do ideal e número de privadas, mictórios e torneiras em quantidade insuficiente na área de desembarque, o que provoca filas para uso em horários de maior movimento.
Para o coordenador do levantamento, Paulo Costa, o objetivo do trabalho é servir como estímulo para que os gestores públicos dediquem esforços à modernização das instalações sanitárias dos aeroportos. “Pagamos uma das taxas de embarque mais altas do mundo e os serviços prestados não são condizentes com esse valor”, diz.
Uma das principais sugestões de melhoria presentes na conclusão da pesquisa é a implantação de aparelhos padronizados e ajustados para ter baixo consumo de água. Outro avanço possível é a instalação de sensores de presença em descargas e torneiras, aumentando a higiene para o usuário.
O Afonso Pena tem 48 sanitários, sendo dez com acessibilidade para pessoas com deficiência. A média de uso é de 7,5 pessoas por minuto, a 10.ª mais alta entre os terminais pesquisados.
Fonte:Gazetado povo


Nenhum comentário: