quinta-feira, 5 de julho de 2012

PLUNA PARA SUAS OPERAÇÕES POR TEMPO INDETERMINADO


A companhia aérea uruguaia Pluna anunciou nesta quinta-feira que deixará de voar "por tempo indeterminado" por causa das dificuldades em encontrar novos acionistas e devido à situação financeira que atravessa.
O anúncio foi feito após uma reunião entre os ministros uruguaios Fernando Lorenzo (Economia) e Enrique Pintado (Transportes) com o vice-presidente Danilo Astori e os líderes das principais forças políticas do país.
Em um breve comunicado, a Pluna informou sobre sua decisão advertindo que "a situação econômico-financeira da empresa torna impossível assegurar uma adequada operação". A nota indica que, nos próximos dias, a empresa usará todos seus recursos disponíveis para entrar em contato com os passageiros afetados pelas circunstâncias para buscar-lhes "a melhor solução possível".
A Pluna anunciou a suspensão das atividades justo ao término do segundo dia de uma greve de 48 horas realizada pelos funcionários da companhia para reivindicar informações sobre os planos de futuro da empresa e a busca de um sócio que assuma o pacote de 75% das ações em venda da mesma.
A imprensa uruguaia especula sobre a intenção do governo de liquidar a empresa definitivamente e levá-la a reunião de credores para pagar provedores e trabalhadores.
Segundo explicou Alberto Prego, presidente do sindicato da Pluna, esta decisão da empresa e do governo só busca "enterrar tudo o que ambos fizeram de mal" e deixar que o fracasso da privatização da companhia "fique sem responsáveis".
No dia 15 de junho, o governo uruguaio anunciou um acordo com o grupo privado argentino Leadgate para sua "saída ordenada" da Pluna após o fracasso do plano de negócios que realizou nos últimos cinco anos desde que o Executivo de Tabaré Vázquez, o primeiro líder de esquerda da história do país, vendesse 75% da empresa.
Os serviços da empresa aérea estão suspensos desde a terça-feira (3) devido a uma greve de funcionários. Antes do anúncio de hoje, a companhia havia informado que os voos seriam normalizados na sexta (6) às 12h.
Ontem a Anac (Agência Nacional de Aviação) informou que intensificou a fiscalização da assistência aos passageiros da Pluna. Segundo a agência, a companhia deve prestar assistência integral aos passageiros afetados pela paralisação.
O Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) de São Paulo notificou a companhia informar o número de passageiros atingidos pelos voos cancelados devido a greve. O órgão também quer saber qual atendimento está sendo prestado aos consumidores.
Os telefones de atendimento da Pluna são 0/XX/11/3711-9158 (Brasil) e 00/XX/598/2401-5000 (Uruguai).
Foto:Runway15
Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1115933-pluna-anuncia-que-deixara-de-voar-por-tempo-indeterminado.shtml

Nenhum comentário: